Desastres naturais acende alerta em empreendedores para investir em práticas ESG.
Quem antes duvidava do aquecimento global, hoje tem provas o bastante para saber que ele é real e está entre nós.
Com os desastres naturais cada vez mais recorrentes como ondas de calor e chuvas acima da média, a população brasileira está cada vez mais consciente e buscando maneiras de contribuir para o meio ambiente, especialmente no que diz respeito aos hábitos de consumo mais responsáveis.
Diante desse cenário, os empreendedores estão percebendo a importância e a diferença em adotar práticas sustentáveis no dia a dia do negócio.
O empresário Cândido Espinheira, sócio-fundador e CEO da Yes! Cosmetics, conta que ao deixar de lado os produtos de origem animal em 2022, a empresa também diminuiu consideravelmente o consumo de água na fabricação e reduziu o impacto ambiental da produção.
Espinheira listou quatro dicas para quem quer começar a adotar práticas sustentáveis em sua empresa, confira:
Recicle!
O básico funciona. Insira programas de reciclagem de embalagens, incentive os clientes a devolverem os recipientes vazios e, até mesmo os funcionários saberão onde tem um ponto adequado para descarte.
Além disso, apostando em refis, vidro e papel reciclado, você reduz o uso e descarte de plásticos . “Se não sabe por onde começar, comece pela reciclagem, que é uma das formas mais efetivas de tratar os resíduos sólidos”, aconselha Cândido.
Reduza!
Estude formas de reduzir seu impacto ambiental, como economizando água em suas produções, retirando produtos nocivos ao meio ambiente e ao ser humano, por exemplo.
Também pode propor programas contra o desperdício, avaliando se dá para reutilizar produtos e as sobras da fabricação.
Selos e certificações são importantes
O consumidor precisa saber o que está comprando, por isso, é essencial mostrar a ele o tipo de produto que está oferecendo, se é vegano e cruelty-free, por exemplo.
Produtos livres de crueldade animal são a prova do seu comprometimento com o bem-estar e a vida desses seres. As pessoas estão se preocupando cada vez mais com isso e buscando consumir de forma mais consciente.
“É através das certificações nas embalagens que você vai ganhar a confiança dos seus clientes, comprovando que seus produtos são de qualidade, seguros e estão de acordo com as legislações”, explica o CEO.
Aposte no natural
Se você é uma empresa de cosméticos, por exemplo, invista em ingredientes naturais e de origem sustentável.
Deixe de lado substâncias químicas que podem prejudicar tanto o meio ambiente quanto os consumidores, a exemplo dos microplásticos. Desenvolva produtos que atendam às prioridades do público, considerando também as necessidades do planeta
Por: Cândido Espinheira – sócio-fundador e CEO da Yes! Cosmetcs