Por que não devemos descartar óleo de cozinha na pia ou no lixo comum?

Por que não devemos descartar óleo de cozinha na pia ou no lixo comum?

Descartar o óleo de cozinha no ralo da pia pode parecer prático e inofensivo, mas, para se ter uma ideia, 1 litro de óleo contamina mais de 20 mil litros de água, inviabilizando o uso doméstico. Também prejudica a vida da fauna, pois diminui o oxigênio na água. Um outro ponto é que as Estações de Tratamentos de Efluentes (ETE) e os dutos de esgoto não são preparados para receber o óleo em suas instalações.

Apenas um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água potável!

Quando o óleo é descartado na pia, ele adere às paredes dos encanamentos, entupindo-os. Ao chegar nas estações de tratamento, a separação do óleo e da água é cara e complexa, e nem todas as ETEs têm as tecnologias adequadas para fazer isso.

Descarte correto: armazene o óleo de armazene o óleo de cozinha em garrafas PET e leve para pontos de entrega voluntária (PEV) municipais ou privados. Outra opção é aproveitar o óleo em casa para produzir produtos de limpeza.

Poluição provocada pelo óleo de cozinha na água

O óleo de cozinha possui uma densidade inferior à da água. Assim, quando os dois estão misturados, o óleo posiciona-se sobre a água, formando uma película capaz de causar problemas ambientais graves.

A camada de óleo sobre a água prejudica a entrada de luz e de gás oxigênio. Dessa forma, os peixes passam a ter uma oferta menor de oxigênio disponível, o que pode causar a morte desses seres. A diminuição da incidência de luz no ambiente aquático, por sua vez, prejudica todos os processos fotoquímicos nos quais ela é importante, ou seja, o ecossistema aquático. O desenvolvimento do fitoplâncton, por exemplo, fica bastante comprometido. Vale lembrar que eles são a base da cadeia alimentar aquática.

Poluição provocada pelo óleo de cozinha no solo

Quando lançado no solo (quando descartado no lixo comum, por exemplo, que é sempre destinado aos lixões), o óleo acaba infiltrando-se. Assim sendo, ele pode alcançar, por exemplo, o lençol freático, poluindo-o.

O óleo de cozinha ainda tem a capacidade de formar uma camada impermeável no solo, impedindo que a água da chuva consiga infiltrar-se, aumentando a o risco de enchentes.

Poluição provocada pelo óleo de cozinha no clima

Quando bactérias realizam a decomposição do óleo, um dos produtos dessa reação é o gás metano. O problema é que o gás metano, juntamente ao gás carbônico, contribui para o aquecimento do planeta.

Poluição provocada pelo óleo de cozinha na estrutura pública

Quando o óleo de cozinha é descartado diretamente no ralo de uma pia, durante seu trajeto na tubulação, como é menos denso que a água, acaba aderindo-se às paredes e retendo partículas sólidas diversas. Parte do óleo aderido acaba transformando-se em gordura; assim, forma-se uma camada sólida desse material e de outros diferentes dejetos, o que pode obstruir a passagem de água, causando alagamentos no interior das residências e também nas ruas.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais:

Blog

A Agroenergia no Brasil

O Brasil é referência na produção de agroenergia. Programas como os do etanol e do biodiesel atraem a atenção do mundo por ofertar alternativas econômica

Leia mais »