Manual explica os tipos de greenwashing, leis nacionais e informações sobre como o assunto é tratado no mundo, além de indicar os caminhos para denunciar abusos.

Manual explica os tipos de greenwashing, leis nacionais e informações sobre como o assunto é tratado no mundo, além de indicar os caminhos para denunciar abusos.

O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) lançou o e-book “É Mentira Verde! Guia de Enfrentamento ao Greenwashing para Pessoas Consumidoras”.

O documento é um manual com linguagem simples e direta que explica os principais pontos sobre o greenwashing no Brasil e no mundo.

Sustentabilidade

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Foto: Reprodução/Pexels

Dentro do guia, consumidores vão encontrar o conceito de “Mentira Verde” e os tipos principais encontrados nas prateleiras de supermercados,  propagandas e demais formas de marketing.

Além disso, o manual também traz informações sobre leis, normas e dicas sobre como questionar,
reclamar e até processar empresas que praticam o greenwashing.

O documento é inédito e pioneiro no Brasil e traz várias referências nacionais e internacionais de enfrentamento a esse fenômeno cada vez mais comum na publicidade brasileira e mundial.

“O guia foi feito para trazer aos consumidores tim-tim por tim-tim sobre a prática de mentira verde e como enfrentá-la, de forma didática e acessível. Para além de oferecer ferramentas para que as pessoas identifiquem e se defendam em situações em que se tornam vítimas de greenwashing. O guia pretende ser um verdadeiro chamado de ação sobre o tema”, explica a especialista do Programa de Consumo Sustentável do Idec, Julia Catão Dias.

Produtos sustentáveis

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Foto: Reprodução/Pexels

O objetivo do lançamento do guia é trazer as pessoas ao ativismo contra a mentira verde.

“Este é um tema relativamente novo e que vem ganhando relevância na medida em que as empresas perceberam que as pessoas querem fazer a sua parte no enfrentamento às crises socioambientais e climáticas, consumindo produtos mais sustentáveis . O nosso desafio agora é mostrar para a população que essas boas intenções estão cobertas de maquiagem verde e que precisamos do engajamento para denunciar tais práticas e cobrar as empresas por mudanças reais. É esse o nosso objetivo com a divulgação do guia!”, conclui a especialista.

Fonte: Portal da Sustentabilidade

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