Ceará receberá um investimento de US$5 bi para produzir hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário.
O anúncio foi feito pelo empresário australiano Andrew Forrest , presidente da Fortescue, uma das maiores mineradoras do mundo, com sede na Austrália.
O projeto tem potencial para produzir 837 toneladas de hidrogênio verde por dia, com o uso de 2.100 MW de energia renovável. Segundo informações do governo federal, a iniciativa tem estimativa de gerar cerca de cinco mil empregos na fase de construção.
Combustível do futuro
O hidrogênio verde é considerado o combustível do futuro pois sua energia é produzida sem o uso de combustíveis fosseis.
O hidrogênio verde é produzido a partir de fontes renováveis de energia, como solar e eólica, e é uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis. Ele pode ser usado em diversos setores, como transporte e geração de energia.
Nesse sentido, com a vantagem de ser uma fonte limpa, é considerado a principal alternativa ao petróleo.
O hidrogênio verde é produzido através de um processo chamado eletrólise da água, onde a água é separada em hidrogênio e oxigênio usando eletricidade proveniente de fontes renováveis, como energia solar ou eólica. Esse método garante uma produção de hidrogênio livre de emissões de carbono.
Fonte: Agência Brasil
