Empreendedorismo: O que vem a ser o empreendedor azul?

Empreendedorismo: O que vem a ser o empreendedor azul?

empreendedor azul

Diante das novas formas de fazer negócios de maneira sustentável, mas especificamente da economia azul, nasce o empreendedor azul.

Diante do desenvolvimento e o crescimento de profissões que possuem como foco a sustentabilidade, é natural que haja uma crescente consciência verde em nossa sociedade, levando em consideração todas as consequências negativas que fenômenos naturais ou fenômenos causados pelo homem estão impactando a qualidade de vida.

É por isso que, quando se diz que nunca se falou tanto em meio ambiente, é justamente porque a humanidade está buscando reparar todos os danos, desenvolvendo mecanismos, tecnologias  e recursos suficientes de mitigação ou recuperação total.

Novos modelos de gestão, novos conceitos, novas tecnologias estão surgindo em uma velocidade significativa e um exemplo disso é a economia azul, que veio justamente para nos lembrar que é possível explorar os recursos da natureza de maneira sustentável, o que significa utilizar os recursos do planeta, dando condições para recuperar a natureza e deixar também os recursos para as futuras gerações.

Diante das novas formas de fazer negócios de maneira sustentável, mas especificamente da economia azul, nasce o empreendedor azul.

Mas o que vem a ser o empreendedor azul? Qual importância ele possui para os novos modelos econômicos?

Empreendedorismo Azul

empreendedor azul
Foto: Reprodução/Pexels

Eis a porta de entrada para uma grande oportunidade de geração de emprego e renda, tornando-se assim um poderoso agente de desenvolvimento econômico, social e ambiental, com foco no progresso de um território marítimo, de forma convergente, competitiva e sustentável.

Antigamente, eram portas praticamente impossíveis de serem abertas, pois o setor privado e o terceiro setor ofereciam poucas oportunidades, de forma que engenheiros de pesca  e de aquicultura, biólogos marinhos e oceanógrafos, profissionais que atuam no domínio marinho, marítimo ou até mesmo portuário, enfrentavam cada vez mais dificuldades para se inserirem no mercado de trabalho.

Partindo do princípio de que se trata de uma área que nasceu do novo modelo de economia azul, o objetivo do empreendedorismo azul é aproveitar os recursos tecnológico e humanos, bem como os ativos econômicos, sociais e ambientais de um determinado território para gerar oportunidades, inovações e sinergia entre cadeias produtivas e territórios marítimos.

Além disso, a conscientização passa a ser peça fundamental, até porque há regiões que sobrevivem da pesca, o que engloba consumo, segurança alimentar , entre outros aspectos econômicos e sociais.

Assim, é preciso promover a literacia do oceano, criando a “consciência azul” nos agentes econômicos e sociais, sobretudo nos atuais e futuros consumidores, que estabelecem a dinâmica dos mercados, consumindo produtos e serviços das empresas, cooperativas e instituições, por meio do consumo consciente, o que poderá impactar os modelos de negócios, promovendo a transformação para a uma economia mais sustentável.

Diante disso, é perceptível o quanto o empreendedorismo azul é importante em todos os aspectos, o que gera uma gama de oportunidades e dentro dessas oportunidades podem surgir inovações, grandes ideias ou soluções sustentáveis para as presentes e futuras gerações.

O que vem a ser o empreendedor azul?

praia
Foto: Reprodução/Pexels

O empreendedor azul é aquele que deseja a sua prosperidade e da comunidade onde vive e que desenvolve o seu negócio, através da melhor utilização dos recursos aquáticos, sem degradá-los ou exauri-los, assim como a lógica da economia azul.

Para desenvolver negócios, atividades e projetos nesse âmbito, o profissional precisa entender que tem que procurar conhecer quais os tipos de recursos que deve captar como investimento para os seus negócios.

Assim, o profissional põe em prática exatamente o que a nova economia promove, ou seja, utilizará os recursos de forma sustentável, integrando a economia, o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente, em uma mesma equação convergente que seja benéfico para todos, de uma forma em que todos saiam ganhando.

Mudança de paradigma

empreendedor azul
Foto: Reprodução/Pexels

O empreendedor azul possui um papel importante dentro deste novo modelo econômico sustentável, fazendo com que a sociedade e os entes envolvidos reflitam sobre a mudança de paradigma em nosso modelo econômico, justamente porque implica separar o desenvolvimento socioeconômico humano da degradação do meio ambiente e dos ecossistemas .

Se trata de um profissional que possui uma abordagem diferente para o desenvolvimento econômico, empreendedorismo sustentável e inovação, pois combina riqueza e diversidade, enxerga os resíduos como recursos e, em última análise, trabalha na simbiose de todo o sistema a nível global.

Fontes:

SEBRAE – Inteligência de Mercado: A Economia do Mar e o Empreendedor Azul

Jornal Tradição: O empreendedorismo azul – Economia do Mar

National Geographic: O que é a economia azul e por que ela é tão importante?

Portal da Sustentabilidade

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais: